PESQUISA WHOIS

WHOIS (pronuncia-se "ruís" no Brasil, cuja tradução literal para o português é: "Quem é") é um protocolo TCP (porta 43) específico para consultar informações de contato e DNS sobre sites na internet.


Um site na internet pode ser um nome de domínio, um endereço IP ou um AS (Sistema Autônomo).


O protocolo WHOIS apresenta três tipos de contatos para um site: Contato Administrativo (Admin Contact), Contato Técnico (Technical Contact) e Contato de Cobrança (Registrant Contact). Estes contatos são informações de responsabilidade do provedor de internet, que as nomeia de acordo com as políticas internas de sua rede.


Vale lembrar que outras empresas internacionais ainda podem ter um recurso de travar essas informações para as pessoas, chamado de WHOIS privado.


Quando nossa busca por um meio de contato com algum site que está divulgando sua imagem ou vídeo sem autorização não obtém sucesso, devemos partir para uma pesquisa WHOIS do site em questão.


Há vários sites que disponibilizam este serviço na internet, mas vamos por um exemplo aqui de um que traz informações bem completas sobre o site pesquisado:


Acessando o este site, você verá logo em seguida um campo para preencher com o domínio do site que você deseja ter mais informações. Um domínio é o endereço principal do site sem o "www.". 


Por exemplo:


Preencha com o domínio que desejar e clique em "Search".

Você verá esta página:



Mais à baixo, geralmente, você verá cinco seções com informações sobre o site. São elas:

- Domain Information: Informações sobre o domínio. Registros, atualizações, status e nome dos servidores.

- Registrant Contact: Dados de quem registrou o domínio.

- Administrative Contact: Dados de contato da administração do site.

- Technical Contact: Dados de contato para causas técnicas.

- Raw Whois Data: Uma seção de informações brutas sobre o site. Basicamente os dados mostrados à cima de uma maneira menos ordenada.

É em "Raw Whois Data" que geralmente vamos encontrar o que precisamos. nesta seção você encontrará, na maioria dos casos, o endereço de e-mail para entrar em contato com o hospedeiro do site para pedir a retirada dos vídeos.

Procure sempre pela palavra "abuse", é ali que vai estar o e-mail que vamos precisar.



É para este e-mail que você enviará sua queixa DMCA juntamente com uma cópia do resultado da pesquisa WHOIS para dar ênfase ao seu pedido, certificando que o site de hospedagem é realmente responsável por tal.


Em caso de WHOIS privado, não vão aparecer os e-mails convencionais que estamos acostumados a ver. Este serviço faz uma "camuflagem" dos contatos do dono do site pesquisado para dificultar envios de spam.


Geralmente, WHOIS privados têm o e-mail muito extenso com caracteres alfanuméricos:




Apesar disso, a empresa que oferece este serviço de proteção, garante o envio dos e-mail para o site pesquisado, mas somente após uma análise para saber se não se trata de spam.


Infelizmente, não há como garantir o recebimento de e-mails para os sites que exibem o conteúdo ilícito caso ele tenha contratado o servido de WHOIS privado. Caso você não tenha êxito no seu primeiro contato, a recomendação é tentar novamente após alguns dias até obter alguma resposta positiva.

Comentários

Postagens mais visitadas